Em entrevista à Ludovica, de O Popular, nutricionista Marinna Reis fala sobre a importância da alimentação durante o período de amamentação

No mês de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Apesar de parecer automático para quem olha de fora, a amamentação é um período delicado para muitas mães e que precisa de cuidado. A alimentação está entre os cuidados importantes para a mãe que está em fase de amamentação.

Saiba mais na entrevista da nutricionista Marinna Reis à Ludovica, de O Popular

O Dia Mundial da Amamentação foi criado em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno, visto que nos primeiros seis meses de vida de um bebê essa deve ser sua única fonte de alimento.

E, de acordo com especialistas, os benefícios são inúmeros tanto para os bebês quanto para as mães. Sendo assim a alimentação e ingestão de nutrientes específicos devem ser um ponto de atenção.

É o que explica a nutricionista Marinna Reis. “É importante enfatizar que no período de amamentação a alimentação, noites de sono regulares e uma ingestão adequada de líquidos são fatores que podem influenciar na produção do leite materno. É interessante, neste período, variar a alimentação em cores e sabores, faz com que a mãe tenha um aporte maior de nutrientes, contribuindo de forma positiva para a sua saúde e a do bebê”, afirma a especialista em nutrição materno infantil.

Uma alimentação pobre em nutrientes pode deixar a mãe desnutrida e isso não é interessante. “Pode gerar uma piora na disposição, o estresse oxidativo aumenta e a produção do leite pode ser prejudicada”, alerta Marinna.

O que comer e o que evitar?

Visto que a hidratação tem um papel de destaque neste período, a ingestão de líquidos ricos como chás (os que são liberados) e sucos (principalmente os que unem frutas, vegetais e sementes) são fortes aliados na produção do leite.

Em relação à alimentação balanceada para as mulheres em fase de aleitamento recomenda-se uma ingestão adequada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), além de vitaminas e minerais. Prezar pela naturalidade dos alimentos também é algo a ser levado em consideração, ou seja, desembalar menos e descascar mais.

No período de amamentação é comprovado que alguns alimentos influenciam no bem-estar do bebê. Legumes (cozidos, crus), frutas, suco de frutas e ovos são riquíssimas fontes de nutrientes além de atuarem na prevenção de alergias futuras.

Ainda na esfera alimentícia, a ingestão de alguns alimentos específicos deve ser moderada. Como é o caso de alimentos ricos em enxofre (feijão, couve, brócolis, rabanete, couve-flor) que, mesmo sendo muito saudáveis, quando consumidos em excesso podem gerar cólicas e desconfortos gástricos no bebê.

O consumo de leites bem como seus derivados e alguns condimentos (açafrão, pimenta, cacau) também necessita de atenção por parte das mães. Alimentos como café, bebidas alcoólicas, fast-foods em geral, devem ser evitados.

Veja a entrevista completa da nutri Marinna Reis à Ludovica

Veja mais dicas e conteúdos da Nutri Marinna Reis no Instagram